Drogas Depressoras
Drogas Depressoras
Álcool:
Sabemos que o uso de álcool faz parte da história da humanidade e também da nossa própria cultura. Várias pessoas bebem pouco, em ocasiões sociais para brindar ou acompanhando uma refeição de uma maneira que não desencadeia problemas. Esse fato dificulta lidar com outra situação:
Para cerca de 30% das pessoas, o uso de bebidas alcoólicas é feito de modo exagerado, abusivo e gera muitos problemas, podendo levar à dependência.
Dose padrão
O álcool está presente em diferentes quantidades nas bebidas alcoólicas. As bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, têm menor quantidade de álcool do que as bebidas destiladas, como a cachaça (pinga), o uísque e a vodka.
Uma dose padrão de álcool é uma quantidade de bebida alcoólica que contém cerca de 17 ml de álcool (etanol) puro. Como a concentração das bebidas é diferente, quando alguém bebe uma dose pequena de pinga (40 ml) está bebendo a mesma quantidade de álcool que existe em uma lata de cerveja (340 ml). Dependendo da quantidade de bebida, da concentração e do tempo que a pessoa demorou a beber, ela irá ter uma determinada quantidade de álcool no sangue.
Para uma pessoa de 70 kg, o consumo de uma dose padrão leva a umaconcentração de álcool no sangue de aproximadamente 0,20 g/L, de duas doses-padrão a 0,44 g/L e de três doses-padrão a 0,66 g/L. Estes níveis podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do seu peso e gênero (mulheres são mais sensíveis e atingem níveis mais altos com menores quantidades).
• 1 garrafa de vinho (750 ml) = 5 doses-padrão
• 1 garrafa de destilado (pinga, uísque ou vodka) (750 ml) = 20 doses-padrão
De acordo com o antigo Código de Trânsito o motorista podia se negar a fazer o teste do bafômetro. Mas, de acordo com o novo Código, caso o motorista se recuse a soprar o bafômetro ou se negue a fazer outros exames para atestar a embriaguez, ele poderá sofrer a mesma penalidade destinada à pessoa comprovadamente alcoolizada: infração gravíssima (7 pontos), multa, apreensão do veículo e recolhimento do documento de habilitação, se o agente de trânsito considerar sinais “notórios” de embriaguez.
Ação no organismo
Vejamos o que acontece com o álcool no organismo. Os seguintes fatores influenciam a ação do álcool:
•a frequência da ingestão
•a quantidade de álcool ingerida
•a quantidade de álcool absorvida
•sua distribuição pelos tecidos do organismo
•a sensibilidade individual dos diferentes tecidos e órgãos
•a velocidade de metabolização
A maior parte (90%) do álcool bebido é metabolizada no fígado, transformando-se numa substância chamada acetaldeído. Esta substância pode afetar a pressão arterial, os batimentos cardíacos e causar rubor facial (a pessoa fica com o rosto vermelho), enjoos e vômitos. Muitos efeitos observados após a ingestão de bebidas alcoólicas são, na verdade, efeitos do acetaldeído, que permanece no sangue por mais tempo do que o álcool.
Efeitos do álcool no Sistema Nervoso Central
Faz diferença beber lentamente ou rapidamente? Como o organismo só é capaz de eliminar UMA dose padrão por hora, se a pessoa beber várias doses seguidas seu organismo vai acumular mais álcool no sangue do que consegue eliminar. Algumas formas de beber, como brincadeiras de “vira-vira-vira”, aumentam muito rapidamente os níveis de álcool no sangue.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.